NOTÍCIAS
VOLTAR
ENVELHECIMENTO CUTÂNEO

O envelhecimento cutâneo representa um conjunto de modificações que acontece no organismo a partir do nascimento e como consequência do tempo vivido.

 

O rejuvenescimento são medidas ou atitudes tomadas no sentido de melhorar as condições de uma pele envelhecida.

 

O envelhecimento cutâneo é o resultado de fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (ambientais). Estima-se que o fator genético tenha um peso de 30%. Os 70% restantes vem de fatores ambientais e hábitos individuais: sol, cigarro, álcool, clima, alimentação, stress, etc.

A pele reflete a história da vida do ser humano.

 

Felizmente dispomos hoje de várias opções para atenuar e até solucionar boa parte dos sinais de envelhecimento, com resultados bastante satisfatórios:

 

Hábitos de vida saudáveis
Proteção solar
Uso tópico de cosméticos
Uso de anti-oxidantes
Reposição hormonal quando necessário e quando possível
Aplicação de toxina botulínica
Tratamentos clínicos
Peelings
Preenchimentos
Lasers de alta tecnologia
Cirurgia, entre outros.

                                                                                                                                

A partir dos 25 anos a reposição de elastina e colágeno já é menor e por isso a pele tende a ficar mais flácida. Nessa fase, principalmente quem não se protegeu do sol, já pode apresentar rugas finas. Em peles danificadas pelo sol as rugas aparecem mais cedo e são mais profundas que aquelas do envelhecimento intrínseco (cronológico, pela idade).

O efeito do sol é cumulativo e por isso é muito importante o uso de filtros solares desde a infância para fazermos uma prevenção do envelhecimento extrínseco e, portanto, das rugas ditas estáticas.

As rugas ditas dinâmicas são as linhas de expressão determinadas pela contração continuada da musculatura da mímica facial. Para estas rugas a aplicação de pequenas doses de toxina botulínica é um recurso eficaz, simples e seguro. A toxina botulínica relaxa o músculo e assim a pele que o recobre não “franze”, proporcionando melhora das rugas. O efeito é temporário (3 a 6 meses), mas pode ser repetido.

Para vincos mais profundos há necessidade de fazer preenchimento. Os materiais utilizados podem ser temporários ou definitivos. Com eles também se pode fazer aumento de lábios, glúteos, pequenas correções de nariz, reposições de volumes etc

 

Para rejuvenescimento de pele envelhecida pelo sol contamos hoje com uma moderna tecnologia: LIP – Luz Intensa Pulsada – um laser não ablativo, assim chamado porque não exige repouso, nem afastamento do trabalho.

Permite tratar manchas, pequenos vasos dilatados da face (“couperose”) e estimular a produção de colágeno e elastina. Assim a pele vai ficar mais firme, saudável e revitalizada.

 

Os lasers e tecnologias desenvolvidas para a dermatologia contemporânea oferecem muitas opções de tratamentos.

Veja no item “Tecnologias” aqui no site.

 

Os homens estão com tudo no quesito vaidade e, por isso, a procura por rejuvenescimento da pele aumentou consideravelmente nos últimos anos.

 

Se os sinais da idade já deixaram marcas na sua pele, não hesite em amenizá-las. Afinal, o passar dos anos deve ser marcante para sua experiência de vida, não para sua aparência.